Traduzindo em fotos e textos as aventuras, desventuras e delícias de se viajar sozinha para qualquer destino. Sem neuras.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

quarta-feira, 7 de março de 2012

Rio 360 graus ...

O título de Cidade Maravilhosa definitivamente se encaixa perfeitamente ao Rio de Janeiro. Do alto do Corcovado, aos pés do Cristo Redentor, então, não tem como não se emocionar com a vista de encher os olhos. A foto acima foi escolhida de propósito para abrir esta postagem exatamente por expressar tudo isso, pois foi feita de lá deste mirante espetacular. É um cartão-postal, é uma pintura, é uma imagem que agrada turistas nacionais e estrangeiros. Aliás, imagens em 360 graus...
Táxis - O Rio está bem em outros quesitos também. A recepção do carioca sempre foi um ponto alto. Eles sabem receber, tratar bem e o jeito carioca de ser é uma delícia da qual a gente quer sempre mais um pouquinho. Aprovadíssimo o sistema de táxis cooperativados que apanham turistas no aeroporto e na rodoviária. Eu cheguei à cidade pela rodoviária, estava vindo de Búzios. Quando a gente entra recebe um recibo com o trajeto e o preço do trecho. Perfeito. Para os taxistas, pelo que pude apurar, quando o trânsito está pesado o sistema chega a prejudicar. Bom, acredito que é preciso fazer alguns ajustes, pois a ideia é boa. Se é perfeito para nós turistas e para a cidade, tem de ser também para os taxistas.

Praia do Flamengo

No dia seguinte a minha chegada ao Rio, tomei café da manhã no hotel e fui a pé para a praia. Surpresa agradabilíssima andar pelas ruas do Flamengo, bairro da Zona Sul, com um comércio diversificado, preços bem mais atrativos que em bairros como Copacabana e Ipanema, estrelas do Rio e, por isso, com uma prática de preços diferenciada.
A praia do Flamengo também agradou. Limpa. Águas um tanto geladas, mas o calor estava forte demais e ajudava a criar coragem para enfrentar... A praia é refúgio de cariocas, nativos. A maioria mora ali na região ou vem de outros bairros da zona Norte, como Tijuca. Abaixo, registrei uma, digamos, obra de arte infantil. O pequeno artista, ao fundo de calção vermelho, buscou retratar o Pão de Açúcar e seus bondinhos. A inspiração estava logo ali atrás dele, como podem perceber na foto acima.
Preparando-me para reforçar o bronzeado adquirido em Búzios... 
Ainda na praia do Flamengo 
Do Aterro do Flamengo (foto abaixo) também se avista o Cristo no alto do Corcovado e é pra lá que eu fui na parte da tarde, depois da praia. 
Do Flamengo apenas uma lembrança triste: os gatos abandonados no Aterro. O lado bom da história é que os bichanos têm muitos voluntários que os ajudam, como podem, a sobreviver. Mais detalhes do caso dos gatos do Aterro do Flamengo no blog irmão BICHOS DE COMPANHIA.

 Museu da República - Palácio do Catete
 
Adorei estar hospedada nas vizinhanças do Palácio do Catete. Pelos motivos já expostos acima, bem como o fato de ser fácil se locomover na cidade a partir dali por metrô (são pelo menos três estações próximas: do Catete, da Glória e do Largo do Machado). Os jardins do Palácio que virou Museu da República, com café, cinema e parquinho são um convite ao relaxamento e encantamento. Uma delícia de lugar. Muito prazer em conhecê-lo.
Nos jardins, obras de arte... 

Arquitetura e paisagismo inspiradores que ajudam a fotografar melhor... 
Para quem mora por ali, passar as tardes na roda de velhos amigos ou fazê-los ali ao som de um violão é um convite irrecusável... 
 

Aos pés do Cristo Redentor, um das maravilhas modernas do mundo (e é brasileiro!)

Dica: estando no Flamengo é fácil chegar ao Cristo. Para o Cosme Velho não tem metrô. Mas, basta caminhar até o Largo do Machado e procurar o ponto dos ônibus 422 ou 497 que nos leva ao bairro do Cosme Velho, passando por Laranjeiras.  
Making off: para tirar a foto alinhada ao foco principal, o Cristo, é preciso pagar mico (e tem gente que paga até promessa!). Vida de fotógrafo é dura... 
Mas cada clique vale muito a pena! 
 
 
 Abaixo, a foto que foi feita do trenzinho que leva turistas ao Corcovado. Detalhe que dentro dos vagões parece que a gente está fora do território nacional: são turistas de várias partes do mundo conversando em alto e bom som em espanhol, italiano, alemão, algo parecido com turco ou hebraico, inglês...

Praia de Ipanema

Sábado, véspera de desfile das campeãs no Sambódromo do Rio, e ainda tinha carnaval de rua na cidade maravilhosa. Esta banda aí arrastou foliões pela orla de Ipanema sob um sol escaldante.
Praia lotada. As barracas que alugam guarda-sol e cadeira faturando alto. R$ 8, o guarda-sol, R$ 6, a cadeira. Areia queimando o pé mesmo com chinelo. Temperatura da água sob medida para refrescar esse calor todo... 
Lado B: cultura do lixo. Consumo e descarte na areia da praia. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário