Traduzindo em fotos e textos as aventuras, desventuras e delícias de se viajar sozinha para qualquer destino. Sem neuras.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

sábado, 3 de novembro de 2012

A sobriedade discretamente charmosa de Montevidéu é logo ali

Meu amigo Carlos (Tico) Torres perguntou porque "parei com este blog". Parei não! Está faltando tempo que o feriadão deu um jeitinho de arrumar e esta eu dedico a você.
Vamos dar um rolé pela capital do Uruguai. Sóbria, histórica, linda, com um povo agradabilíssimo e extremamente receptivo. O Uruguai do chimarrão, do churrasco, do Mercado Porto onde se come o melhor churrasco do país, dos chivitos, do doce de leite mais gostoso que já provei na vida (e olha que eu não gosto muito de doce de leite) e dos pores do sol que sempre acabam em poesia.

Montevidéu é a primeira parada de quem chega ao país com destino a rica e sofisticada Punta del Leste (que foi o meu caso) e à histórica Colonia del Sacramento. Parada que pede uma esticada com capricho para conhecer a ciudad vieja y la nueva às margens do Prata.

Conhecendo a capital uruguaia dá pra entender que não foi à toa que Montevidéu foi eleita a cidade de maior qualidade de vida da América Latina, segundo pesquisa do Instituto Mercer Human Resource Consulting, conforme publicado na revista Verdemar n. 31/2012.  Montevidéu tem quase dois milhões de habitantes e é contornada pelo rio da Prata que lhe confere um delicioso ar praiano, com direito à calçadão e tudo.  Com tantas recordações e fotos de belas paisagens, difícil foi escolher só algumas para postar aqui.  Mas, vamos lá:
Um clima aristocrático que desperta recordações do que estudamos um dia na escola. A banca de jasmim me remeteu a filme de Almadóvar...

O cinema de rua e a banca de frutas me lançou 
a um passado, a filmes antigos, em pleno século XXI

Claro, a chiviteria é típica do lugar marcado por sabores fortes na gastronomia. O autêntico chivito uruguaio é montado com filé mignon, salada, azeitonas, maionese, mozarella, bacon, ovos e presunto com pão. Uma refeição completa, servida ainda com batatas fritas palito. O chimarrão é básico. "?Por favor, puedo sacar una foto?, eu me atrevia quando encontrava homens, mulheres, crianças, jovens, mais velhos, em grupos ou sozinhos, sempre com a garrafinha térmica de mate quente debaixo do braço e o chimarrão em uma das mãos


Era novembro de 2009 e fui testemunha ocular da vitória 
de José Mujica em seu primeiro mandato para presidente do Uruguai

Abaixo a Plaza da Independencia, onde está a sede do governo.  E a poucos metros o portal para a ciudad vieja, onde está o Mercado do Porto


O Teatro Soles, na Plaza Independencia 


Abaixo, acompanho a equipe de TV local. Estavam fazendo matéria 
sobre as eleições presidenciais

A pastelaria, em espanhol é uma confeitaria, 
e a casa de jubilados (aposentados), ou seja, o "INSS" do país

Eis a rambla do Prata - digo, o calçadão do praiano (e histórico) rio da Prata
Uma espécie de Copacabana de Montevidéu

Gastronomia perfeita: do churrasco legítimo à paella (abaixo experimentei a vegetariana. Era vegetariana nessa época. Quem comeu o churrasco foi o Marco)
Falando em Marco, olha ele aí abaixo. O autêntico cearense de Fortaleza que chegava em todos os restaurantes procurando baião de dois...Aff... Coisa de artista. Ele é ator em Fortaleza.
A amabilidade do uruguaio é um cartão de visitas para o turista

A bandeira uruguaia tremulava por todos os 
cantos anunciando os tempos de eleição e a vitória de Mujica
Eu e Marco seguimos na caminhada da vitória no melhor estilo Diretas Já e Juventude caras pintada - afinal, a menção a movimentos brasileiros é porque somos do Brasil, né?
Marco, que saudades de você que foi, seguramente, uma das melhores coisas dessa viagem.
Rimos muito juntos. Ainda vou reencontrá-lo aí em Fortal....


Na próxima postagem, a Punta del Leste de ricos, famosos e endinheirados. E eu lá....Delícia!!!

Um comentário: